OSI é Plural!

O Observatório Social de Itajaí reúne os líderes dos setores mais representativos do município.

É um espaço aberto à participação de todos os cidadãos e cidadãs livres de quaisquer compromissos com partidos.

Consolida-se assim como uma caixa de ressonância das opiniões e anseios da comunidade de Itajaí.

Conheça mais sobre o OSI neste vídeo produzido pelos acadêmicos da Univali e venha participar você também!

Quem somos

O Observatório Social de Itajaí foi o primeiro a ser criado em Santa Catarina, no dia 16/12/2008.

A missão que nos orienta desde o início é de se dedicar ao controle social e à educação para cidadania. Desta forma, realizamos o monitoramento dos gastos públicos da cidade. Fazemos parte da rede de Observatórios Sociais do Brasil, um movimento democrático, que reúne um grande número de entidades representativas da sociedade civil, para contribuir com a melhoria da gestão pública.

O movimento dos Observatórios Sociais do Brasil surgiu em 2004, em Maringá (PR), quando a ONG Sociedade Eticamente Responsável (SER) foi criada para apurar desvios da administração daquele município. Em 2006, foi instituída nesta organização uma vice-presidência chamada Observatório Social de Maringá, cujo objetivo era proporcionar a sociedade oportunidades de coesão social. A ideia se expandiu e logo foi adotada por outras cinco cidades paranaenses.

Em 2008, uma comitiva de empresários itajaienses esteve na Maringá para realizar um intercâmbio em torno da formação de uma cooperativa de crédito. Assim, quase que por um acaso, conheceram o Observatório Social e adotaram a ideia, que foi gestada ao longo de meses de reuniões, nas quais foram agregadas seis grandes entidades de Itajaí. Em 16/12/2008, foi constituído o Observatório Social de Itajaí, com o apoio de:

• Associação Empresarial de Itajaí – ACII
• Associação Intersindical Patronal de Itajaí – INTERSINDICAL
• Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região – SINDICONT
• Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí – CDL
• Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC SUBSEÇÃO ITAJAÍ
• Associação dos Distribuidores e Atacadistas Catarinenses – ADAC

Nossa Missão

Queremos ser um instrumento para a educação e elevação da consciência fiscal do cidadão de Itajaí.

Nossos valores

Para gestão adequada do Observatório Social de Itajaí, acreditamos nos seguintes valores:

• Coragem
• Ética
• Exatidão
• Honestidade
• Inovação
• Responsabilidade
• Transparência

Nossa Visão

line

Levar para a comunidade de Itajaí a plena consciência da importância dos tributos públicos e ao pleno exercício da cidadania. Para isto, o objetivo é desenvolver um trabalho responsável e inovador, assegurando a participação da população, proporcionando uma sólida educação fiscal.

Objetivos Gerais

Atuar como organismo de apoio
Atuar como um organismo de apoio à comunidade para a pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento da entidade e órgãos públicos. A proposta é monitorar a aplicação dos recursos destes locais, bem como o comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, os resultados gerados e qualidade dos serviços prestados;
Agregar

Agregar, de forma local, representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária. Estando dispostos a contribuir no processo de difundir o conceito de cidadania fiscal, servindo aos seus grupos profissionais e a sociedade em geral;

Estimular a participação

Estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliar a gestão dos recursos públicos. Desta forma, a meta é defender e reivindicar o rigor necessário para aplica-la, dentro de princípios éticos, promovendo a paz e a justiça social;

Incentivar o voluntariado

Incentivar e promover o voluntariado nas ações educativas e operacionais, priorizando os direitos do cidadão e contra a corrupção.

Momentos importantes da nossa história

Fique por dentro

Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nossas novidades!