Observatório Social participa de evento online das entidades de classe de Itajaí

O encontro online vai reunir sete instituições da sociedade civil organizada na quarta-feira. O tema central é a pandemia causada pelo Coronavírus

O que a entidade de classe do segmento que você atua está fazendo pelo setor? Quais as ações, restrições e mudanças em tempos de pandemia? Essas perguntas vão ser respondidas no primeiro encontro online das entidades de classe de Itajaí na próxima quarta-feira (24). Participam do encontro o presidente do Observatório Social de Itajaí, Paulo Sabatke Filho, da Associação Empresarial de Itajaí, Mário Cesar dos Santos, da CDL, Laerson Batista da Costa, do SINDIPI, José Jorge Neves Filho, do SINDUSCON, Bruno de Andrade Pereira, do SINDILOJAS, Bento Ferrari e da OAB Subseção de Itajaí, Renato Felipe de Souza. Os sete integrantes debaterão os impactos da pandemia em cada setor que representam, os efeitos na população e na economia de Itajaí. Essas instituições foram convidadas para a reunião da última sexta-feira (19) no auditório da secretaria de educação do município quando a prefeitura resolveu impor algumas restrições e emitiu um novo decreto proibindo o uso de espaços públicos como praias e pontos turísticos a fim de impedir o avanço do Coronavírus na cidade.  As entidades acompanham com atenção o período de isolamento social e as medidas sanitárias que garantam segurança à saúde da população bem como o equilíbrio entre economia e as ações da gestão pública nos procedimentos de controle dos efeitos da pandemia.

Observatório Social acompanha as compras sem licitação na situação de emergência 

Uma das funções do Observatório Social é zelar para que haja bom uso dos recursos públicos, por isso acompanha as chamadas licitatórias que o município realiza, apontando também sugestões para processos de licitação bem como a execução das obras licitadas, assim como vem acompanhando alguns trabalhos como a revitalização do Largo da Matriz. No período da pandeia, a instituição reforçou a coleta de dados nas compras que a prefeitura está executando sem licitação, uma prerrogativa que é permitida na Lei de Licitações nos casos de emergência e calamidades. Os técnicos dos Observatório Social fazem o levantamento dos itens, preços, perfil das empresas e concorrência. Até agora a prefeitura efetuou um pouco mais de R$16 milhões, usando a prerrogativa da Lei. A colaboração do Observatório Social é fundamental durante os períodos normais e em especial da pandemia para que a população possa saber onde e de que forma o dinheiro público está sendo investido e a necessidade dessas aquisições. Para o presidente do Observatório Social de Itajaí, Paulo Sabatke Filho, a participação da instituição no encontro online é justamente para falar da importância do trabalho de levar à comunidade, o conhecimento de onde os recursos está sendo aplicados. “Se faz necessário o acompanhamento no Portal da Transparência para que no futuro as compras e contratações de empresas, preço e quantidades possam ser um parâmetro para comparações”. Sabatke pontua que assim como o Observatório Social, as outras instituições participantes também buscam uma união de forças na prevenção e nas decisões públicas de combate ao vírus.

Evento: Encontro online das entidade de classe de Itajaí

Data: 24/06/2020 (Quarta-feira)

Horário: A partir das 9h30

Acesso pelo link: : meet.google.com/hyy-swuz-rje

Tags:

Deixe um comentário