Observatório Social de Itajaí mantém parceria com duas emissoras de rádio para divulgação dos trabalhos

O Minuto Observatório, produzido pela assessoria de imprensa da instituição vai ao ar de segunda a sexta-feira durante a programação da Rádio Educativa Univali FM e da Rádio 106 FM. O espaço é uma parceira com o Sistema Educativo de Rádio e TV Univali. A intenção é que a população conheça o que é e o que faz um Observatório Social na comunidade. 

O Observatório Social de Itajaí está com um espaço para difundir os trabalhos, assim como prestar informação sobre a cidadania fiscal e a gestão pública, informando a população sobre participação nas decisões da administração pública, em licitações e monitoramento dos recursos públicos. São inserções de 1 minuto com conteúdo produzido pelo Observatório Social de Itajaí com informações e dicas dos voluntários da instituição sobre como o cidadão também pode ser um observador da administração de seu município. A Rádio Univali FM, que é mantida pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí e a Rádio 106 FM são referências na região, principalmente no que se refere a informação e interação com o ouvinte. O propósito do programa “Minuto Observatório” é levar conhecimento à população de forma dinâmica, as missões, valores e trabalho em benefício de cobrar do poder público a correta empregabilidade das verbas na gestão, garantindo ao contribuinte retorno do dinheiro aplicado em serviços que refletem no dia a dia do cidadão. Através do rádio, veículo de grande alcance, o Observatório Social de Itajaí pretende fazer com que a sociedade civil organizada participe também no processo de avaliar a gestão dos recursos públicos. Desta forma, a meta é defender e reivindicar o rigor necessário para aplicá-lo, dentro de princípios éticos, promovendo a paz e a justiça social. O espaço é uma parceria da instituição com o Sistema Educativo de Rádio e TV. Univali.

Sobre o Observatório Social de Itajaí  

O Observatório Social de Itajaí, foi o primeiro do sistema implantado em Santa Catarina. O movimento dos Observatórios Sociais do Brasil surgiu em 2004, em Maringá (PR), quando a ONG Sociedade Eticamente Responsável (SER) foi criada para apurar desvios da administração daquele município. Em 2006, foi instituída nesta organização uma vice-presidência chamada Observatório Social de Maringá, com o objetivo de promover o monitoramento dos gastos públicos. A ideia se expandiu e logo foi adotada por outras cinco cidades paranaenses. Em 2008, uma comitiva de empresários itajaienses esteve em Maringá para realizar um intercâmbio de formação de uma cooperativa de crédito e conheceu o Observatório Social, adotando a ideia. Em 16/12/2008, foi implantado o Observatório Social de Itajaí.

 

 

Tags:

Deixe um comentário